CONSULTA PÚBLICA
O Governo do Estado do Pará informa que está aberto processo de Consulta Pública a respeito do novo serviço de transporte público por ônibus a ser prestado à população da Região Metropolitana de Belém. Para isso, estão disponíveis, nesta página, todas as informações a respeito da futura Concessão da execução dos serviços do Sistema Integrado de Transporte Público da Região Metropolitana de Belém (SIT/RMB). Qualquer pessoa interessada em contribuir com sugestões ou questionamentos poderá fazer isso clicando no ícone abaixo, no período de 09/02/2023 até 31/03/2023.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Uma Audiência Pública será realizada no dia 23 de março de 2023, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará - Igeprev (Avenida Alcindo Cacela, N. 1962) em Belém. O evento, aberto à população que deseje participar presencialmente, será transmitido ao vivo, a partir das 9h, pelo canal do NGTM no YouTube.
Entenda o Novo Serviço
O sistema integrado de transporte metropolitano é um sistema que possibilita a melhoria da oferta de transporte nos bairros dos municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides, sem aumentar o número de ônibus no centro de BELÉM, com redução do tempo de viagem e pagamento de apenas uma passagem, melhorando as condições de mobilidade na Região Metropolitana de Belém.
As três linhas troncais que saem de cada terminal, irão percorrer a BR-316 e a Almirante Barroso, nas faixas exclusivas, sem enfrentar congestionamento, uma delas irá até São Brás, parando em todas as estações, e retornando na Praça da Leitura, as outras duas irão até o Centro de Belém, sendo uma pela José Malcher, Doca, Ver o Peso, voltando pela Tamandaré, Gentil e outra pela Conselheiro, Padre Eutíquio, Praça da Bandeira, Dezesseis de Novembro, Praça Amazonas, Mundurucus. As linhas que vão para o Centro de Belém, irão parar apenas nos terminais e no Entroncamento a partir de São Brás farão os percursos pela faixa de ônibus a direita, parando nos pontos de ônibus na calçada.
Os usuários do sistema integrado podem sair de seus bairros em linhas alimentadoras que se dirigem até um dos terminais de integração, localizados na Rodovia BR-316, um em Ananindeua (KM 6,5) e outro em Marituba (KM 10,7) . No terminal, sem pagar outra passagem, o usuário pode passar para uma das 3 linhas troncais, que irão operar com ônibus Troncal, portas dos dois lados e ar refrigerado, até o Centro de Belém ou São Brás.
O sistema integrado terá 2 áreas operacionais distintas, sendo uma no município de Ananindeua, com 10 linhas alimentadoras e 3 linhas troncais partindo do mesmo terminal de integração em Ananindeua. E o outro irá operar nos municípios de Marituba e Benevides com 12 linhas alimentadoras e 3 linhas troncais também partindo do mesmo terminal de integração, em Marituba.
Para essa operação Governo do Estado está preparando a infraestrutura dos 10,8 primeiros quilômetros da rodovia BR 316, que será totalmente reformada, com a implantação das vias exclusivas de ônibus junto ao canteiro, além de 3 faixas por sentido para o tráfego geral, na rodovia, também serão implantadas ciclovias e calçadas arborizadas em ambos os lados. Neste trecho também serão implantados 13 pares de estação de passageiros no canteiro central, além das passarelas com rampas e escadas facilitando também a travessia da rodovia, as estações terão acessibilidade universal e serão vigiadas por câmeras de monitoramento.
Outro equipamento importante da infraestrutura, serão os dois terminais de integração, localizados nos municípios de Ananindeua e de Marituba, estes terminais serão o ponto de conexão entre as linhas troncais e alimentadoras, onde o usuário fará o transbordo em condições confortáveis, seguras e sem pagar outra tarifa, estes terminais também terão bicicletários fechados para guarda de bicicletas com segurança, além de posto da Estação Cidadania, onde os usuários poderão utilizar diversos serviços públicos sem necessitar ir até o centro de Belém.
Documentos
Perguntas e Respostas Frequentes
1. O que é o Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Belém (SIT/RMB)?
0l>O SIT/RMB é um sistema de ônibus composto por Linhas Troncais que saem dos terminais de integração e chegam ao Centro de Belém, através de vias exclusivas na Rodovia BR-316 e Avenida Almirante Barroso e Linhas Alimentadoras que integram os diversos bairros dos municípios Ananindeua, Marituba e Benevides até esses terminais.
2. Como funcionará os terminais que farão parte do sistema de ônibus?
Os Terminais de Integração são os locais onde os passageiros das Linhas Alimentadoras e das Linhas Troncais farão o transbordo, entre as diversas linhas, sem pagar outra passagem.
3. Quais são os municípios que serão beneficiados com o SIT/RMB?
Nesta primeira fase serão atendidos os municípios de Ananindeua, Marituba e Benevides.
4. Quais os bairros vão receber as linhas alimentadoras?
Nesta primeira fase serão atendidos conforme tabela a seguir, os seguintes bairros por município, com linhas que se destinarão ao Centro de Belém pela Rodovia BR-316, e Avenida Almirante Barroso:
Ananindeua | Marituba | Benevides |
---|---|---|
T. Ananindeua - Verdejante | T. Marituba - Umaris | T. Marituba - Murinin |
T. Ananindeua - Olga Benário | T. Marituba - Albatroz | T. Marituba - Benevides/ Cajueiro |
T. Ananindeua - Júlia Seffer | T. Marituba - Decouville | T. Marituba - Benevides /Madre Tereza |
T. Ananindeua - Águas Brancas | T. Marituba - Beija Flor/ Santa Clara | |
T. Ananindeua - Aurá | T. Marituba - Don Aristides | |
T. Ananindeua - Floresta Park | T. Marituba - União Cerâmica | |
T. Ananindeua - Cidade Nova 8 | T. Marituba - Almir Gabriel | |
T. Ananindeua - PAAR | T. Marituba - Canaã | |
T. Ananindeua - Curuçambá | T. Marituba - Murinin | |
T. Ananindeua - Distrito Industrial | T. Marituba - Benevides/ Cajueiro | |
T. Marituba - Benevides /Madre Tereza | ||
T. Marituba - Viver Melhor Marituba |
5. Os bairros que serão atendidos pelo SIT METROPOLITANO poderão ser alterados ou incluídos com o passar dos anos da concessão?
Sim, a operação das linhas será acompanhada pela equipe técnica da AGTRAN/PA e serão atualizadas conforme a demanda. Assim, o sistema futuramente também deverá se expandir com o crescimento da demanda e o aparecimento de novos assentamentos.
6. Haverá segurança no SIT/RMB?
Sim. Além das câmeras no interior dos veículos, também serão instaladas 353 câmeras nos terminais de integração, estações e corredores, todas diretamente conectadas ao SIOP- Sistema Integrado de Operações Policiais e com o Centro de Controle Operacional do sistema.
7. O terminal vai funcionar 24 horas?
Não. O horário de funcionamento será definido durante a Operação Experimental de acordo com a demanda de passageiros. O funcionamento será também ajustado para ocasiões especiais, tais como festas de Círio de Nazaré, Natal e Ano Novo, jogos de futebol, etc. Qualquer alteração será informada por meio do Serviço de Atendimento ao Público (SAP).
8. Posso deixar minha bicicleta no terminal?
Sim. Estão previstos bicicletários cobertos e com segurança, no espaço interno dos Terminais de Integração de Ananindeua e Marituba.
9. O que são Pontos de Parada, Estações de Passageiros e Terminais de Integração?
Pontos de Parada - pontos de embarque e desembarque de passageiros, abertos e sobre as calçadas, sem integração tarifária. Esses pontos estarão presentes nos bairros de Ananindeua, Marituba e Benevides e no Centro de Belém.
Estações de Passageiros - pontos de embarque e desembarque, em nível, para os passageiros das Linhas Troncais. São fechados e cobertos com venda de cartões e créditos de transporte em suas Bilheterias. Estão localizados ao longo da Rodovia BR-316 e da Avenida Almirante Barroso e São Brás.
Terminais de Integração - pontos de integração físico-tarifária das Linhas Alimentadoras às Linhas Troncais e com venda de cartões e créditos de transporte nas bilheterias e máquinas de autoatendimento, além de bicicletário, lanchonetes e posto da Estação Cidadania. Estão localizados um em Ananindeua e o outro em Marituba.
10. O sistema convencional vai continuar funcionando?
As linhas convencionais que não circulam no corredor BR-316/Almirante Barroso e que circulam nesses corredores a partir da Mário Covas, continuarão operando sem integração.
11. O que eu ganho com a integração?
O usuário ganhará menor tempo de viagem ao longo do corredor BR-316/Almirante Barroso, nas faixas exclusivas para ônibus. Haverá também aumento de possibilidades de acesso a diversos destinos diferentes com uma só tarifa, além de maior conforto e segurança.
12. É permitida a entrada de animais no SIT/RMB?
Sim. De acordo com a Lei Estadual n.o 9403 de 21/12/2021:
Art. 1.º É permitido o transporte de animais domésticos de até 10 kg (dez quilos) no interior dos veículos integrantes do transporte público de passageiros da Região Metropolitana de Belém/PA e do transporte público intermunicipal de passageiros do Estado do Pará (...).
13. Quais são os canais de atendimento do SIT/RMB?
Será implantado o Sistema de Atendimento ao Público (SAP), que inclui além dos sistemas de vídeo dos Terminais de Integração e das Estações de Passageiros, a internet e aplicativos de celular.
14. Os canais de atendimento aos usuários serão geridos pela Concessionária ou pelo Poder Concedente?
Haverá canais de atendimento aos usuários geridos tanto pelo concessionário e quanto pelo poder concedente.
15. Haverá disponibilização de rede de internet gratuita nos terminais?
Sim.
16. Usuários que vêm de fora do terminal, podem utilizar os serviços e/ou comércio instalados no interior do mesmo?
Haverá espaços comerciais dentro e fora das áreas pagas dos terminais.
17. Qual a previsão de início da operação do SIT Metropolitano?
A operação do SIT Metropolitano se dará com a Operação Experimental prevista para o início do ano de 2024.
18. Como será executada a fiscalização acerca da lotação dos ônibus e horários de saída e chegada nos terminais?
O SIT Metropolitano será monitorado pelo Sistema de Controle Operacional e terá também fiscalização presencial.
19. Há previsão de acessibilidade para pessoas com deficiência nos ônibus que irão compor a frota do SIT METROPOLITANO?
Todos os ônibus das Linhas Troncais e alimentadoras terão instalados equipamentos para acessibilidade para pessoas com deficiências. Além disso, as estações de passageiros e os terminais de integração serão totalmente acessíveis.
20. Em horários que não sejam comerciais, serão permitidas paradas fora das já estipuladas previamente? Exemplo: após 22h.
Não serão permitidas paradas fora dos Terminais de Integração e Estações de Passageiros das Linhas Troncais, na faixa exclusiva para ônibus e na faixa preferencial do Centro Expandido. As paradas das Linhas Alimentadoras poderão ser avaliadas durante a Operação Experimental.
21. Considerando o clima de Belém, os ônibus terão a exigência de possuir climatização?
Todos os ônibus das Linhas Troncais possuirão ar refrigerado.
22. Quais são os tipos de linhas e as diferenças entre elas? - Troncal, Alimentadora e Convencional.
0l>O SIT/RMB será composto apenas por linhas troncais e alimentadoras.
As Linhas Troncais sairão dos terminais de integração e percorrerão o corredor BR-316/Almirante Barroso e chegarão ao Centro de Belém.
As Linhas Alimentadoras farão a ligação entre os bairros de Ananindeua, Marituba e Benevides e os Terminais de Integração.
23. Como/onde poderei pegar os ônibus do SIT Metropolitano?
Linhas Troncais, nos Terminais de Integração, nas Estações de Passageiros da BR- 316 e da Almirante Barroso e Pontos de Parada no Centro Expandido de Belém.
24. Onde será feita a Integração?
Nas áreas internas dos Terminais de Integração e das Estações de Passageiros.
25. Nos terminais, terá que trocar de ônibus?
a) Sim, se estiver numa linha Alimentadora e o seu destino não for o Terminal de Integração, ponto inicial/final da linha. Nesse caso, poderá embarcar em uma outra linha Troncal ou em um outra linha Alimentadora.
b) Não, se o seu primeiro embarque ocorrer num Terminal de Integração.
26. O ônibus que vai integrar pode ser tomado em qualquer parada ou só no terminal?
Os ônibus alimentadores poderão ser acessados nos terminais e nos ponto de parada dos bairros em Ananindeua, Marituba e Benevides.
27. Quantas integrações posso fazer em uma única viagem?
Não há limite de quantidade de integrações numa única viagem, desde que não saia dos Terminais de Integração ou das Estações de Passageiros.
28. Posso pegar o ônibus do SIT Metropolitano no meio do percurso? Ele vai fazer paradas na Rodovia BR-316 e na Avenida Almirante Barroso?
De cada terminal sairão 3 linhas do SIT. Um linha irá até São Brás, parando em todas as estações da BR-316 e Av. Almirante Barroso. Já as outras duas dessas linhas irão ao Centro de Belém, parando nos terminais, no Entroncamento e nos pontos de paradas do centro de Belém, sem parar nas estações ao longo da BR-316 e da Av. Almirante Barroso.
29. Moro na Cidade Nova. Obrigatoriamente terei que ir ao Terminal de Ananindeua para depois ir ao centro? Não vai demorar mais este trajeto?
As linhas que atualmente saem da Cidade Nova pela Mario Covas continuarão operando com o mesmo itinerário. As novas linhas que saírem da Cidade Nova pela Rua Ananin irão até o terminal. Neste novo trajeto que passar pelo terminal, haverá um ganho de tempo no percurso no trecho em que a linha TRONCAL percorrer a canaleta, do terminal até São Brás.
30. Os ônibus de linha normal vão continuar existindo? Vão poder entrar nos terminais?
Continuarão operando as linhas convencionais que tem itinerários diferentes das linhas troncais. Essas linhas não entrarão nos terminais.
31. Até onde vai o ônibus do SIT Metropolitano em Belém?
As Linhas Troncais Expressas chegarão até o Centro de Belém, percorrendo o corredor BR-316/Almirante Barroso pela faixa exclusiva para ônibus, parando apenas, nos Terminais de Integração e nas Estações de Passageiros.
A partir de São Brás, se dividem em dois itinerários para chegar ao Centro de Belém, um pela Avenida Governador José Malcher até o Ver-o-Peso, retornando pela Avenida Gentil Bittencourt e outro pela Avenida Conselheiro Furtado até a Praça da Bandeira, retornando pela Rua dos Mundurucus.
As Linhas Troncais Paradoras chegarão até São Brás parando em todos os Terminais de Integração e todas as Estações de Passageiros.
32. Os ônibus do SIT Metropolitano só sairão dos terminais de integração em Ananindeua e Marituba?
Sim, tanto os ônibus das linhas Troncais quanto das linhas Alimentadoras.
33. Vou pagar mais para usar a integração?
0l>Não, pelo contrário, ao utilizar a integração que poderá ser feita nos Terminais de Integração e nas Estações de Passageiros, o passageiro não precisará pagar nova passagem.
34. Qual será o valor da tarifa?
A tarifa inicial será informada antes da entrada em operação do SIT Metropolitano e seu valor será amplamente divulgado.
35. Se eu pagar em dinheiro posso usar a integração?
Sim. Poderá utilizar a integração, que poderá ser feita nos Terminais de Integração e nas Estações de Passageiros.
36. Haverá venda de passagens nos terminais?
Sim. haverá venda de passagens e recarga de cartões nas estações e nos terminais.
37. Quem tem direito à gratuidade no SIT/RMB?
De acordo com o art. 8º da Lei Estadual N° 9.219, de 8 de março de 2021, terão gratuidade:
I - Pessoa maior de 60 (sessenta) anos de idade;
II - Criança menor de 6 (seis) anos de idade, inclusive;
III - Pessoa com deficiência, podendo ser estendida a isenção para até 1 (um) acompanhante cuja necessidade seja devidamente atestada por junta médica;
IV - Policial civil e militar, bombeiro militar e carteiro, quando em serviço; e
V - Ex-combatente que tenha efetivamente participado de operações bélicas durante a Segunda Guerra Mundial.
De acordo com o art. 9º da Lei Estadual N° 9.219, de 8 de março de 2021, terão direito à meia-passagem os estudantes de qualquer nível de ensino, regularmente matriculado em instituição pública ou privada.
38. O que é bilhetagem digital?
A Bilhetagem Digital é a evolução da bilhetagem eletrônica que tem todas as informações gravadas fisicamente nos cartões limitando o acesso aos recursos gravados no mesmo. Além disso, a bilhetagem eletrônica também é mais fácil de ser violado. A bilhetagem digital é um sistema baseado em conta, muito parecido com o modelo bancário em que o seu saldo está armazenado em uma conta e é possível acessá-lo por inúmeros dispositivos e meios, tais como cartões, celular, internet, relógios e etc. A Bilhetagem Digital, além de mais segura por não ter mais as informações gravadas no cartão, é mais conveniente, ampliando os meios de pagamento no transporte e oferecendo informações em tempo real sobre saldo, extrato, posicionamento dos ônibus e permitindo atendimento por canais digitais.